top of page

Faculdade semipresencial: como funciona e quais são as vantagens?

Em um mundo cada vez mais veloz, tecnológico e dinâmico, a graduação semipresencial vem se tornando uma opção cada vez mais popular entre aqueles que buscam maior flexibilidade para conciliar os estudos com a rotina.

Essa modalidade de ensino superior mescla aulas presenciais e atividades de forma remota.

Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para atuar como profissionais de excelência, unindo o melhor das duas formas de ensino.

A partir de agora, você irá entender:

O que é a faculdade semipresencial?

Como funciona o método de ensino ?

Quais são as principais vantagens dessa modalidade?

O que é faculdade semipresencial?

A graduação semipresencial é uma modalidade de ensino superior, reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), que uniu atividades presenciais na universidade com conteúdo e aulas disponíveis na plataforma online de aprendizagem.

Nas faculdades administradas pela Consulcoop, o ambiente virtual de aprendizagem é chamado de Campus Virtual e funciona exatamente como uma unidade da universidade, mas no seu tablet, notebook ou smartphone.

A modalidade semipresencial foi criada para oferecer maior flexibilidade aos estudantes que desejam conciliar os estudos com suas rotinas diárias.

Os alunos do ensino semipresencial não precisam abrir mão dos benefícios da vivência prática na universidade.

As aulas presenciais ocorrem com uma frequência definida pela coordenação do seu curso, enquanto os conteúdos, atividades e aulas à distância podem ser acessados no Campus Virtual a qualquer momento e em qualquer lugar.

O objetivo é proporcionar aos alunos uma formação completa, com habilidades para atuar como profissionais de excelência em suas áreas de atuação.

Ou seja: você se forma no ensino superior sem interferência em sua rotina, ao mesmo passo em que conquista a prática em sala de aula e constrói networking com colegas e professores.

O Método de Ensino Semipresencial:

A faculdade semipresencial é uma modalidade de ensino que mescla metodologias ativas, prática e tecnologia, proporcionando flexibilidade e comodidade aos alunos durante o período de sua graduação. 

Se é isso que você busca, confira a seguir algumas das características que tornam o nosso modelo de ensino ainda mais atrativo para quem busca uma formação de qualidade.

  • Aulas síncronas e assíncronas para facilitar o aprendizado:

Oferecemos aulas nos formatos síncronas e assíncronas, que podem ser realizadas presencialmente ou à distância. 

  1. As aulas síncronas acontecem em tempo real, por meio de plataformas digitais, e permitem a interação entre professores e alunos.

  2. As aulas assíncronas ficam disponíveis na plataforma de aprendizagem para que os alunos possam acessá-las em qualquer momento, conforme sua disponibilidade.

  • Suporte de tutores no Campus Virtual:

O acompanhamento de aprendizagem dos alunos no Campus Virtual é realizado por professores-tutores com título de mestrado e/ou doutorado. 

Em geral, esses profissionais estão disponíveis para esclarecer dúvidas e auxiliar na resolução de exercícios e atividades propostas, o que ajuda a garantir um aprendizado mais eficiente e personalizado. 

Os alunos também podem enviar dúvidas e receber feedbacks e orientações dos tutores, de forma ágil e eficiente, através do Campus Virtual.


  • Espaço MAKER, metodologia e inovação:

Utilizamos diversas metodologias para promover o aprendizado dos alunos, como trabalhos e fóruns de discussão, que estimulam a participação ativa dos estudantes.

Assim, a plataforma de aprendizagem tem um papel fundamental nesse processo, oferecendo recursos como aulas gravadas, materiais didáticos e atividades para fixação do conteúdo.

Destaca-se, também, a metodologia maker, que proporciona muita prática, mão na massa e incentivo à autonomia durante o curso.

No espaço MAKER, com o mesmo nome da metodologia, o aluno é incentivado a desenvolver a integração entre os diversos segmentos da sociedade, estabelecendo uma interface entre as comunidades interna e externa a partir de uma visão de pesquisa e extensão. 

A metodologia MAKER também é utilizada no projeto pedagógico MAKER, onde os alunos aprendem de forma prática.

A partir desta metodologia, os alunos produzem trabalhos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

  • Aulas práticas presenciais duas vezes por semana no Campus:

Essa periodicidade contribui para a formação completa e dinâmica dos alunos.

As datas são agendadas de acordo com a grade de disciplinas do semestre e são informadas previamente aos estudantes. 

Dessa forma, é possível proporcionar a vivência prática na universidade por meio de atividades e acompanhamento presenciais ao longo do curso.

  • Visitas Técnicas a ambientes profissionais:

Os cursos semipresenciais oferecem aos alunos a possibilidade de aprendizado em visitas técnicas a ambientes profissionais relacionados ao seu curso. 

Essas visitas são uma forma de vivenciar, na prática, a teoria aprendida em sala de aula e de ter uma experiência mais completa na área de atuação escolhida.

  • Diploma reconhecido:

Os alunos que optam pelo ensino semipresencial detêm a garantia de obter um diploma reconhecido com a mesma validade do presencial.

Além de todas essas vantagens, você pode agendar as suas aulas presenciais nos dias e horários disponibilizados pela Faculdade, inclusive aos sábados.


As principais vantagens da faculdade semipresencial

A modalidade de ensino semipresencial tem crescido muito nos últimos anos e apresenta diversas vantagens em relação aos modelos tradicionais.  A seguir, conheça as principais vantagens desse modelo de ensino:

  1. Gestão do tempo de estudo: com a flexibilidade de estudar boa parte do conteúdo do curso online, o aluno pode escolher os horários mais adequados para sua rotina e conciliar os estudos com outras atividades;

  2. Flexibilidade: com aulas online disponíveis no Campus Virtual, o aluno pode acessar os conteúdos a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet;

  3. Redução de custos: ao optar pelo ensino semipresencial, o aluno economiza em custos com deslocamento e alimentação no campus, já que pode fazer tudo isso em casa na maior parte da sua formação;

  4. Interação presencial e conforto no digital: essa combinação possibilita uma formação mais completa, já que o aluno tem acesso a diferentes formas de aprendizado e interação com os professores e colegas para desenvolver seu networking;

  5. Melhor opção para segunda graduação: você já se formou, mas quer migrar para outra área e expandir seus conhecimentos? Como você já está no mercado de trabalho, o ensino semipresencial é a sua melhor escolha para conquistar seus objetivos sem interferir na sua rotina;

  6. Desenvolver novas habilidades: gestão de tempo, proatividade, disciplina, foco e criatividade são habilidades constantemente desenvolvidas no ensino semipresencial.

Em resumo, a faculdade semipresencial é a opção certeira para quem busca flexibilidade e empregabilidade com um diploma do ensino superior. 




12 visualizações0 comentário
bottom of page