conteúdo da página

DESINÊNCIAS

Desinências são as partículas nominais ou verbais localizadas no final das palavras para indicarsuas flexões.


Desinências verbais

As desinências verbais indicam as flexões de número, pessoa, modo e tempo dos verbos.


Exemplos:

  • CANT-O

  • CANT-AS

  • CANT-AMOS

  • CANT-AIS

  • CANT-AM

  • CANT-AVA

No verbo CANTO, a vogal “-O” é considerada uma desinência número-pessoal, já que ela indica que o verbo está na primeira pessoa do singular. No verbo CANTAVA, a desinência "-VA" é considerada uma desinência modo-temporal, já que caracteriza uma forma verbal do pretérito imperfeito do indicativo na 1ª conjugação (CANTAR).


Logo podemos observar na regra que, mesmo que o verbo esteja em sua classe gramatical, a depender da sua desinência, ele poderá ser classificado no Presente, Passado ou Futuro.


Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo


19 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

visão

Veja alem do que você quer para conquistar o que desejas ,não tenha medo do que veras no caminho pois o mesmo sustenta seus torcedores contrários.

Recomeçar

Cada final é um começo de uma nova jornada, por isso não se frustre por términos,temos um mar gigante á nossa frente, essa será uma nova possibilidade de novos projetos ,novas pescarias, novas respons

Sonhe!!

Enquanto seus sonhos não morrerem sempre haverá esperança,manter-se sempre focado é o segredo do sucesso e das conquistas daquilo que se sonha,esse é o segredo.

Acessibilidade

Avaliação Institucional

Regimento Interno

Alunos Certificados

Vestibular
Indique um Amigo
Reingresso
Financiamento Estudantil
Adote uma Família